top of page
Buscar
  • brunowildner

ERA PRA SER UM CHURRASCO...

Atualizado: 6 de out. de 2019



Nasci e cresci velejando em São Miguel. Desde bem pequeno, vi meus tios e vizinhos velejando naquela baía. Parecia um esporte popular, quase todos tinham algum tipo de barco a vela e todos iam para água. Era bem movimentado. Estar na água junto com eles a bordo do meu pequeno optimist era uma conquista. Com o tempo, o PIPOCA, meu optimist, não mais me satisfazia. O que eu queria mesmo era pegar algum barco maior e me aventurar nele. Velejar o hobie cat 14 do meu tio foi quase um caminho natural, mesmo com a pouca idade.


Algum tempo depois,  passei a me dedicar ao Hobie Cat. Participei do meu primeiro Campeonato Mundial  com apenas 14 anos, na Alemanha. Mesmo competindo em vários lugares diferentes, velejar em São Miguel e dar a volta nas Ilhas de Ratones ou Anhatomirim era algo que me desafiava e  me proporcionava  grande prazer. Talvez o fato de eu ainda não conseguir desvirar o barco me dava uma sensação de aventura e vitória ao retornar à praia.


O fato é que, muitas vezes enquanto velejava entre essas ilhas, eu me perguntava o quão divertido poderia ser estar ali com mais velejadores disputando algo. Na verdade, sentia alguma frustração de estar ali sozinho. Sensação que viria a ser amenizada quando comecei a velejar de Hobie 16 com o meu primo. Com o Xande a bordo é sempre barco cheio. Quase uma festa. Mas continuava sendo um barco apenas.... com outros barcos seria ainda mais legal. O Xande e eu sempre falávamos em fazer um churrasco na casa dos meus pais e chamar o Aldo e o pessoal de Porto Belo para velejar por lá. Mas nunca passava de uma ideia que morria quando voltávamos à praia....


Nesse período, me tornei Gerente de Empreendedorismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura  Municipal de Biguaçu. Após um SULCAT em Porto Belo, conheci o Alan Freeman, o Alan da Hobie.


Esse encontro gerou uma serie de eventos em que, no final, aquele churrasco aconteceu. Ou seja, acabou gerando o Desafio das Fortalezas.


Churrasco de premiação do 1° Desafio das Fortalezas

Após aquele Sulcat em Porto Belo, procurei o Alan para saber onde ele iria instalar a fábrica da Hobie Cat no Brasil.   Minha intenção era apresentá-lo ao Projeto do Pólo Náutico de Biguaçu em Santa Catarina e então trazer sua empresa para o município. Naquele momento o CEP da Hobiel Brasil ainda estava em aberto e então passamos a conversar sobre a possibilidade de Biguaçu. Foram meses conversando sobre vantagens logísticas, fiscais, geográficas, etc... 


A conversa estava evoluindo.  Até que recebo um email do Alan:


“A Hobie tem como política da empresa promover pequenos eventos para seus clientes. Biguaçu tem potencial para esses eventos?”


Naquele momento eu tinha nada para mostrar ao empresário americano que estava interessado em trazer sua empresa para Biguaçu. 


Sem querer desperdiçar a oportunidade de trazer uma multinacional para o município, tão pouco jogar alguns meses de trabalho fora, respondi que no momento não teria algo para mostrar, mas que em breve ele poderia ver o potencial do município.


Após responder o e-mail decidi colocar a idéia do churrasco em prática. Fui visitar o Aldo na pousada dele em Bombinhas. Conversei com o Rodrigo, que agitou o pessoal do norte da ilha. Expliquei a situação e todos abraçaram a causa.


O churrasco que o Xande e eu tanto falávamos a bordo, passou a ter uma data, um propósito e um nome: Desafio das Fortalezas!!!



Largada do 1° Desafio das Fortalezas em 2013

O Alan acabou não indo ao primeiro Desafio em 2013 na casa dos meus pais. Mas o eventou gerou interesse e ele foi visitar Biguaçu algumas semanas depois.  Escolheu Santa Catarina para sediar sua empresa, mas optou por Porto Belo. 


No final dessa história, Biguaçu não recebeu a Hobie, mas ficou com o Desafio das Fortalezas, o evento de catamaran mais legal que você poderá velejar. 



Velejadores Henrique e Junior, de Supercat 17, após a passagem da Fortaleza de São José da Ponta Grossa em 2014.

59 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page